quarta-feira, 10 de junho de 2009

E a solidão?






Nada do que foi será de novo, do jeito que já foi um dia....

Como diz a música do Lulu, tudo passa, tudo muda, até mesmo o conceito de solidão.

Com a chegada de novas tecnologias ninguém mais precisa reclamar de estar sozinho. Se você tem um celular ou acesso à internet, msn, orkut - pronto - nunca mais você estará só. O dia dos namorados está chegando e até a forma de comemorá-lo será diversificada. Enquanto casais que se vêem sempre, saem ou fazem viagens, namorados virtuais trocam carícias e beijos na tela do computador.


Muitas vezes não sabemos o nome do vizinho ao lado, mas mantemos amizades e conversamos sobre quase tudo (há quem converse sobre tudo) com pessoas que nunca vimos, de lugares bem distantes.

Sempre converso com alguém na China, África - essa semana bati um papo legal com um árabe maluco no msn. Ele queria que eu o entendesse a qualquer custo. Então, instalei um tradutor no meu PC, que funciona a todo vapor, kkk.

A era tecnológica, digital, está mudando a forma de vida e os hábitos das pessoas. Com um computador e um celular é possível dar a volta ao mundo e conhecer tudo. É muito legal ampliar o universo de amizade, entrar em contato com culturas diferentes, descobrir coisas interessantes, inusitadas, bizarras..

Mas, passar horas na frente de um pc ou enviando e recebendo torpedos via celular pode nos fazer perder a essência da comunicação humana - o olho no olho, o abraço... Eu vou mais longe ao dizer que essa troca do relacionamento real pelo virtual pode alterar até o conceito de amor.

O relacionamento virtual sempre começa como uma brincadeira. Com o passar do tempo, torna-se uma necessidade, tanto quanto comer e beber. Mergulhar de cabeça pode ser perigoso e, querer desligar-se, pode ir muito além do que apertar de um simples botão.

Por outro lado é interessante quando a amizade ou o namoro iniciado na net ultrapassa a tela . Há casos de pessoas que encontraram a cara metade na rede e estão felizes - pelo menos dizem, rs. E a traição virtual? É irrelevante, inofensiva? Penso que não...

A velocidade na disseminação de informações e novidades tecnológicas faz pessoas tenham uma dificuldade cada vez maior para ficarem sozinhas e pensar em na vida e, isso é fundamental para o amadurecimento. Manter o equilíbrio é necessário.Um pouco de solidão, de vez em quando, não faz mal a ninguém.






Nenhum comentário: