sexta-feira, 19 de junho de 2009

Eu prefiro o Diploma!


Só faltava essa agora - dizer que a regulamentação profissional fere a liberdade de expressão. Esse foi um dos argumentos que o Gilmar Mendes usou para derrubar a exigência do Diploma para Jornalistas.

Isto é um absurdo!!! Eles confundem a liberdade de expressão com o Jornalismo. Se fosse assim, então deveríamos dizer que todas as pessoas que não escrevem em jornais ou apresentam notícias em telejornais, rádio, não estão exercendo a sua liberdade de expressão.

Quem ganha com a exigência do Diploma não são só os profissionais da área, como também a sociedade. Ora, se antes do diploma ser derrubado nós víamos coisas absurdas, como a falta de ética, o sensacionalismo e tantos outros males nos jornais - imagina agora, sem a exigência de formação profissional?

Agora os dinossauros do poder vão colocar em seus veículos de notícias os que agradam e os obedecem. Os Gatekeepers serão mais ativos do que nunca - será um Deus nos acuda!!! Se a voz do povo já não tinha vez na imprensa - agora é que a coisa vai piorar mesmo.

Os que lutaram para derrubar a regulamentação da profissão argumentaram que a exigência do Diploma é resquício da Ditadura Militar. Ora, a regulamentação foi concedida no regime militar, não porque os ditadores decidiram isso de bom grado, mas sim, porque jornalistas da época, como o primeiro presidente da Associação Brasileira de Imprensa, lutaram arduamente para que isso acontecesse.

Se o problema fosse esse, então, quase toda a Constituição deveria ser reformulada, pois obedecemos inúmeras leis criadas no regime ditatorial.


Mesmo outros países não exigindo o diploma, o que sabemos é que em todo o mundo aumenta, de forma significativa, o número de Jornalistas que passaram pela universidade. E, diferente do Brasil, nesses países há legislações rigorosas que colocam limites no poder dos donos de meios de comunicação. Infelizmente, isso ainda está bem longe de acontecer por aqui.

Por isso, a exigência do Diploma em Jornalismo no Brasil é que garante a verdadeira liberdade de expressão para a sociedade. A exigência impede que donos de jornais e TV sejam também donos das consciências dos profissionais que trabalham nas redações.


Por mais que se tenha o dom para exercer essa atividade, é necessário praticá-la com conhecimento de causa, com visão ampla do mundo, opiniões, ideologias, culturas, sem preconceitos e sabendo qual é o limite da informação. Muitas dessas coisas aprendemos na faculdade.


A decisão do STF provocou um retrocesso. Agora sim a fauna nas redações irá aumentar...

Nenhum comentário: